#31 - Resenha: Clube da luta

18:26


Não é uma tarefa fácil resenhar o livro de hoje, “Clube da Luta” do Chuck Palahniuk. Primeiro, como o próprio autor descreve, a narrativa não segue uma linha sequencial de fatos. São saltos de acontecimentos de capitulo a capitulo, mas nada que atrapalhe a fluidez na leitura e, ao invés disso, a torna ainda mais prazerosa e rápida. Segundo, eu particularmente não vejo essa obra como um simples e qualquer entretenimento. Há uma mensagem profunda nas entrelinhas sobre o psicológico humano e sobre política. Eu sei disso porque Tyler sabe disso.

“Naquela época a minha vida parecia completa demais, e talvez tenhamos que quebrar tudo para construir algo melhor em nós mesmos. ”

A trama se desenvolve sob o ponto de vista do personagem principal, que ao longo de quase toda estória não nos é apresentado seu nome. A vida dele era praticamente “perfeita” de acordo com os padrões da sociedade – casa própria, mobiliada com produtos de marcas, emprego fixo e uma boa renda. Mas os problemas de insônia começaram a se agravar, e por uma “sugestão” de seu médico ele começou a frequentar terapias de grupos. Tuberculose, melanoma, leucemia, homens sem testículos. Sim, eram esses os grupos – mesmo ele não tendo nenhum desses problemas.

“Chorar é o que sobra na escuridão asfixiante de dentro de outra pessoa, quando você vê que tudo o que já conseguiu na vida terminará no lixo. ”

Surge a Marla Singer, que assim como ele, começou a frequentar os mesmos grupos sem ter nenhum dos problemas. Logo a insônia começou a se agravar, pois na presença da Marla ele não conseguia se libertar, relaxar. (Estranho né?) Mas tudo muda quando ele conhece o Tyler Durden. Um cara excêntrico, “diferentão”. É a partir daí que surge o Clube da Luta, com a ideia de que só quando se está no fundo do poço é possível ver o real sentido da vida, e assim, extravasando nas lutas.

“Tem um monte de coisas que não queremos saber sobre as pessoas que amamos. ”


Bem, se eu fosse falar detalhes do enredo passaria dias e não terminaria! O final me deixou umas duas horas pensativo, nesse momento eu era a palpitação do coração acelerado do Joe - reviravolta louca - eu realmente me surpreendi com o final nada previsível. Anarquismo, como seria o mundo com ele institucionalizado? Ele me fez pensar isso. Restaurantes? Não sei se consigo ir sem desconfiar do que tem na comida! Olha, até o momento, foi a minha melhor leitura do ano. Sobre o filme, adaptação SENSACIONAL com pouquíssimas alterações, como o final por exemplo, que ficou meio subentendido. Essa edição é simplesmente MARAVILHOSA. Capa dura, cores fortes, folhas amarelas, diagramação excelente, pouquíssimos erros de gramática e veio com um chaveiro incrível. (Edição de Luxo)

“Às vezes você faz algo e se ferra. E às vezes as coisas que não faz é que ferram você. ”

Título: Clube da Luta
Autor: Chuck Palahniuk
Editora: Leya
Pág.: 270

Por Leonardo Andrade
Tem publicações novas toda terça, quinta e sábado!
Deixa seu comentário e Compartilha com os amigos?
Me segue nas redes sociais?

Acho que você vai gostar desses também!

4 comentários

  1. Sou louca pelo filme e não conheço o livro, mas tenho paixão pela estória! Fiquei louca para ler a obra além da adaptação e adorei o lembrete abordado. As críticas sociais inclusas são incríveis e é uma delícia saber mais sobre partes para além. As reflexões são tão metáforas e repletas de cutucadas para política, hipocrisia e afins... é uma belezura, não é? Adorei!

    www.semquases.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É isso mesmo! Leia porque ele só tem a acrescentar! Eu adorei♥ Abraços!

      Excluir
  2. Comprei a edição de capa comum mesmo, mas está na pilha de leituras. Adorei sua resenha e as fotos!

    ResponderExcluir
  3. Que edição maravilhosa é essa que não estou sabendo? Li Clube da Luta no início do ano, se não me engano, e me surpreendi muito positivamente. Livro maravilhoso, escrita maravilhosa. Virei fã do Chuck. Já leu Sobrevivente? Também é sensacional e cheio de críticas.


    ourbravenewblog.weebly.com

    ResponderExcluir