#20 - Resenha: A Era do Ressentimento: Uma Agenda Para o Contemporâneo

17:18



“Este livro deve ser lido como uma série de ondas (ensaios e aforismos) que atingem a praia e se acumulam, uma depois da outra, desenhando nosso rosto na areia”.

Se algum livro me fez tanto refletir sobre a vida esses últimos dias, “A Era do Ressentimento” foi esse. Em uma coletânea de provocações filosóficas e, acima de tudo, humanas, Pondé caracteriza o mundo contemporâneo como sendo individualista, narcisista e, consequentemente, ressentido! Não é um dos mais fáceis de ler e entender, mas o conteúdo vale o desgaste.


“O narcisismo não é a marca de alguém que se ama muito, mas a marca de alguém que vive lambendo suas feridas porque é um miserável afetivo”.

São vários temas e situações do cotidiano análogo ao pensamento do autor, que em toda narrativa faz referências a grandes nomes das ciências sociais, como o ilustre sociólogo Zygmunt Bauman, Nietsche e, até mesmo, Freud, o pai da psicanálise. É um livro de opiniões e confissões, algumas um pouco desconfortáveis, outras, completamente inaceitáveis, mas sua grande maioria apenas uma pequena mostra da realidade, da qual estamos sujeitos e não podemos fugir.

“O maior problema com a liquidez da qual fala o sociólogo Bauman é o fato de não ser possível aprender a nadar nela”.


Um dos temas que ele discorre e, que tem sido muito discutido atualmente, é a emancipação feminina e as vertentes dos movimentos feministas. Ele faz uma colocação que achei plausível de acordo a nossa realidade. Movimentos como esses tem transformado a sociedade, deixando-a estéril, e coisas como “privacidade” e “moralidade” têm sido deturpadas. Não estou dizendo que sou contra a luta pela igualdade entre os sexos, mas que essa luta se perdeu no meio do caminho, se fragmentou e pôs muitas das conquistas passadas como desnecessárias. Enfim, são colocações fortes como havia dito, mas que nos fazem pensar!

“Não há cura para uma verdade, apenas modos de enfrenta-la ou de evita-la. A covardia contemporânea é nosso modo especifico de evitar essa verdade íntima".



Título: A Era do Ressentimento: Uma Agenda Para o Contemporâneo
Autor: Luiz Felipe Pondé
Editora: Leya
Páginas: 170
Gênero: Filosofia/Crônicas/Ensaios



Por Leonardo Andrade
Tem publicações novas toda terça, quinta e sábado!
Deixa seu comentário e Compartilha com os amigos?
Me segue nas redes sociais?

Acho que você vai gostar desses também!

0 comentários