RESENHA: Não Nascemos Prontos - Mario Sergio Cortella

08:21

Para mim, essa foi uma das maiores conquistas do ano: se tornar amigo da excelente Editora Vozes. Com um catálogo riquíssimo, títulos excepcionais e edições lindas, me enviaram o “Não Nascemos Prontos! ” do querido – admiro MUITO – Mario Sergio Cortella. Um livro de provocações filosóficas que excede meros conteúdos didáticos. Ele nos leva a pensar sobre muita coisa do nosso dia a dia, coisas que julgamos não ter importância nem peso em nossa história, mas, que fazem da nossa vida ser o que ela é.

“Nem o relógio olhamos mais para ver que horas são, mas isso sim, para verificar “quanto falta”.”

É uma crítica ao nosso mundo globalizado, entretanto, não imputando culpas ou excessivas falhas nele, mas sim em nós mesmos. As coisas ao nosso redor estão acontecendo numa velocidade frenética. Informações – não conhecimento – passam sem que possamos analisa-las e discerni-las. Temos que ter sempre a resposta imediata para tudo, isso por causa da fragmentação do nosso precioso tempo. Achei muito interessante a forma de esconder os imperativos na escrita dele. Cortella aponta uma problemática, discorre sobre ela, porém não nos impõe responsabilidades e obrigações – diretamente. Hoje, tudo que “demora” para fazer, acontecer, criar ou usufruir, é considerado como ultrapassado. Tudo está sempre muito devagar.

“Tem alguma coisa errada nessa turbinação toda”.

Ele continua falando sobre o poder de “pensar”, na qual nós humanos temos essa incrível capacidade. Algo muito marcante foi quando ele disse que devemos pensar sempre, não apenas “parar pra pensar”. Isso me lembrou um trecho do livro “O Príncipe” do Maquiavel, que diz assim: “Porque entre as outras razões que te acarretam males, o estar desarmado te obriga a ser submisso”. Não pensar é estar desarmado. Quando questionamos as coisas que a nós são submetidas, podemos escolher e filtrar o que é necessário, útil e moralmente correto, e com isso configurarmos o nosso “eu”. Autenticidade, é o que pra Cortella estamos perdendo.

“Gente não nasce pronta, e vai se gastando; gente nasce não pronta, e vai se fazendo. ”

Julgo ser essa uma das melhores colocações que já vi em minha vida, quando ele diz que nós, a cada dia que passa, vamos nos atualizando, e em todos os nossos agora’s, somos a versão mais completa de nós mesmos. Fantástico! Estamos sempre a aprender, inovar, concertar, reatar e uma outra infinidade de subjetividades. Esse não é um livro que lemos e ponto final. Cada final de capítulo ele deixa nossa mente perdida em pensamentos e dúvidas – o que fez do livro SENSACIONAL – pois ele não nos dá conhecimentos mastigados, ele nos leva a procurar o alimento, mastigar e digerir. Linguagem clara, de fácil entendimento e fluida. A edição está ótima, capa linda, folhas amarelas, orelha e não vi nenhum erro de gramática.

Título: Não Nascemos Prontos!
Autor: Mario Sergio Cortella
Editora: Vozes
Páginas: 134

Nota: 5/5

Acho que você vai gostar desses também!

3 comentários

  1. É sempre bom colocar a caixola para pensar mais a fundo. Isso nos faz nadar contra a maré, hoje é tudo tão imediatista, que não dá mesmo para digerir da forma certa. Gostei muito da indicação.

    ResponderExcluir
  2. Sementinha da curiosidade bem plantada, Henrique heuehueheu
    Parece ser um livro muito prazeroso de ser lido, e as citações escolhidas... Muito bom!
    Com certeza vou procurá-lo para ler, adorei.

    ResponderExcluir
  3. CARA QUE RESENHA FODA , PEGUEI SOMENTE PARA FAZER UM TRABALHO SOB O AUTOR, E SUA RESENHA ME FEZ APAIXONAR PELO LIVRO , TO MUITO FASCINADA

    ResponderExcluir