#5 - Resenha - Guerra Civil - Uma História do Universo Marvel

15:05


Que eu sou um louco pela Marvel todo mundo sabe, mas, tinha uma grande dificuldade, nunca fui de acompanhar quadrinhos e animações televisivas e, eis que surge as adaptações transformando quadrinhos em prosas. Creio ser uma trabalheira caracterizar heróis e suas fantasias - um tanto quanto detalhistas demais - fazendo o leitor enxergar aquela imagem como se vesse em quadrinhos ou filmes. Não é fácil, mas o Stuart Moore conseguiu!

Então, “Guerra Civil” ganhou meu coração facilmente – malandramente – só em ter o meu herói e maior exemplo da ficção, o símbolo de honra e liderança, força e coragem, o Capitão América, sim, sou #TeamCap. A trama começa com uma trágica batalha no centro de Stamford, Connecticut, deixando um buraco e centenas de mortos. O governo logo reage, pois qual a causa do incidente? Heróis. Exigem que os heróis – e vilões – revelem suas identidades secretas e registrem seus poderes, é a Lei de Registro de Super-Humanos. O que para o Tony Stark não é problema algum, render-se aos controles americanos, para o Capitão, é uma intolerável agressão à liberdade cívica. Está formada as duas frentes de batalha.

“Você está me pedindo para prender pessoas que arriscam suas vidas por este país sete dias por semana? ”
“Não, Capitão. Estou pedindo para obedecer a vontade do povo americano. ”

Vale ressaltar que o evento “Guerra Civil” envolveu quase todo universo Marvel. Temos o Quarteto Fantástico sendo peça chave na estória, o Homem-Aranha sofrendo com a ‘traição”, os X-Men não se envolvendo – pelo menos diretamente, já que a Tempestade, agora mulher do Pantera Negra, ajuda ao lado do Cap. – vemos um pouco do reino de Atlântida, com o príncipe Namor – ajudou e tanto – e vários outros heróis, como Mulher Hulk, Capitão Marvel, Luke Cage, Justiceiro (ele e Spidey <3), Demolidor (que tem uma das cenas mais wtf, em minha opinião), entre outros.

Uma leitura leve, cheia de suspense e ação – plausível; de deixar tenso quem está lendo – com momentos cômicos e tristes também. Muito dinâmico e bem estruturados os capítulos, intercalando pontos de vista divergentes. Entretanto, há quem pense que é uma leitura rasa, sem fundamentos: Não, não mesmo! Guerra Civil nos mostra o quão frágil somos e o quanto somos afetados pelas divisões que criamos, não importa qual, as marcas de ódios e preconceitos não saem. Mostra o quão perigoso são as ideologias, muitas vezes por acreditar demais em algo muitos ao redor se machucam, se afastam e sofrem.

“Exatamente como o povo da superfície. Tão pequenos, tão provincianos. Tão cheios de ódios insignificantes, tão rápidos em demonizar os outros. ”

Sobre o filme “Capitão América: Guerra Civil”, não retratou nem 5% do que encontramos no livro ou HQ. Mas preciso dizer que amei, mesmo fazendo as pessoas acreditarem que tudo que aconteceu, tudo que o Cap. fez foi pelo Soldado Invernal. Me fez até sentir um pouco de pena do Tony (o que não aconteceu nos livros, que só senti ódio dele). Mas enfim, recomendo lerem essas adaptações que estão sendo publicadas no Brasil pela Novo Século Editora, com uma diagramação ótima, folhas amarelas, ilustrações e orelha.
Guerra Civil – Uma história do universo Marvel
Adaptado dos quadrinhos de Mark Millar e Steve McNiven
Autor: Stuart Moore
Editora: Novo Século Editora

Páginas: 395


Por Leonardo Andrade
Tem publicações novas toda terça, quinta e sábado!
Deixa seu comentário e Compartilha com os amigos?
Me segue nas redes sociais?

Acho que você vai gostar desses também!

3 comentários

  1. É, também sou TeamCap, hahaha. Meu, HQ sempre, sempre mais completo, e bem diferente do filme. Mas eu também gostei, mesmo assim.
    Meu, eu não sabia que tinha o livro, como assim. Quero. Na real, acho que nunca li um livro de super-herói, só os HQs mesmo e olhe lá. Será interessante começar :)
    Gostei da resenha, Henri. Vou ver se tem em alguma livraria por aqui. <3

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Haha então. A resenha foi pelo Leo, mas tudo bem rsrs! Fico feliz que tenha gostado! <3

      Excluir