#13 - Resenha: A Lenda Materyalis - Saymon Cesar

23:34


Recebi este livro do meu parceiro Saymon Cesar, há poucos dias. Quando comecei a ler fiquei um pouco deslocado com relação ao universo criado, pois são muitos personagens, muitas características e nomes, porém foi só no início. Ao longo da narrativa ele desenvolve numa riqueza de detalhes cada personagem, raça, habilidade e a ambientação da história que nos faz ficar de boca aberta pela imaginação criativa que teve.

A estória é fundamentada numa guerra ideológica – também chamada de materja – que vem acontecendo por mais de 3 milênios, onde o Reino de Aliank está envolvido diretamente. São três ideologias fundamentais:

Teryonismo: Acredita que existe um ser supremo, Materyon, o deus detentor da verdade sobre os conceitos benévolos. Materyon, teria surgido da divisão de Materyalis em dois. O mesmo, enxergou imperfeições existentes em si e tentou eliminar essa parte ruim, o que deu origem a Marilis.
Marilismo: Uma das ideologias mais temidas e avessa ao teryonismo. Prega que Marilis, o deus maldito, é, na verdade, a essência à qual Materyalis covardemente renunciou.
Emylismo: Acredita que essa divisão de Materyalis foi falha, e que ambas partes irão continuar com imperfeições.

Numa aventura cheia de mistérios e descobertas, acompanhamos tudo que acontece pelas observações de Harcos ao cristal Sinkrorbe – mostra o futuro próximo com grande relevância no mundo. As visões mostram para ele possíveis aliados em sua busca pela verdade. A narrativa vai alternando entre as visões e algumas observações de Harcos. A primeira por exemplo, mostra dois grakans – denins com alto poder destrutivo – realizando um julgamento ao qual foram designados. Olha, nessa visão, juro que deu falta de ar, fiquei muito nervoso. A maneira como o Saymon descreve uma cena de ação é fantástica, uma capacidade genial de mexer com os sentimentos do leitor e nos levar a viver o momento descrito. Nessa parte foram apresentados dois personagens excêntricos, o Sarlakros e a Liliel. Eu amei a Liliel, uma forte representação feminina símbolo de justiça e honra, para mim.

“Uma lebre fraca não traz divertimentos a um lobo sanguinário e selvagem como eu. Você é lixo e será tratado como tal. ” Sarlakros para Rydon

Percebe-se também, um coquetel de lições para nossa realidade. Um dos pontos que me chamou a atenção, foi que não se deve julgar uma instituição por um de seus participantes, pois, existem pessoas boas em instituições “falidas”, como existem pessoas ruins em instituições “consagradas”, e tem uma colocação do Sarlakros que eu achei plausível e muito real: “Nossa lei diz que nós devemos entregar a piedade a Materyon, no entanto sua sentença se baseou na falta de espíritos malignos. Mas quem precisa deles para praticar o que é errado? ”. A história nos faz sentir como ideologias são às vezes desastrosas, e do que as pessoas são capazes em nome de uma delas. Saymon trouxe muito dos seus conhecimentos sobre religião para a obra.

“Mas, na realidade, todas estão presas no eterno ciclo duvidoso, e, por serem incapazes de aplicar o convencimento de suas certezas a todas as criaturas ou de provar definitivamente a veracidade das histórias que contam, forçam suas convicções, atentando umas contra as outras”

Em próximos volumes, gostaria de ver um pouco mais sobre o Harcos e Müdrik, creio que essa opinião não é só minha, mas de uma grande maioria dos leitores. Enfim, para quem gosta de uma incrível literatura fantástica, está aí uma dica. A edição é maravilhosa, a capa perfeita, diagramação ótima com folhas amarelas e orelha. Todos sabem que eu simplesmente AMO nossa literatura e creio que devíamos valorizar muito mais nossos autores. Deixo aqui meus agradecimentos ao Saymon, que me proporcionou essa viagem tão incrível e que jamais esquecerei.

Título: A Lenda Materyalis
Editora: Novo Século Editora (Talentos da Literatura Brasileira)
Páginas: 240
Autor: Saymon Cesar
Nota: 4/5


Por Leonardo Andrade
Tem publicações novas toda terça, quinta e sábado!
Deixa seu comentário e Compartilha com os amigos?
Me segue nas redes sociais?

Acho que você vai gostar desses também!

6 comentários

  1. Espero ler um dia. Muito boa resenhas !!

    ResponderExcluir
  2. Ótimas resenhas ������

    ResponderExcluir
  3. Quero ler...amei a resenha... história muito atraente 😊
    Parabéns Leo, ótimo blog...

    ResponderExcluir
  4. Curti. Pela resenha é uma história que me interessa. Acho plausível seu conselho quanto a valorizar o que se produz aqui. É de extrema importância que se eduque pra isso, que os leitores brasileiros valorizem e leiam as produções nacionais cada vez mais.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Isso!! Dos clássicos aos atuais, temos muitas obras maravilhosas! ♥

      Excluir