#15 - Resenha - Batman: A Piada Mortal

22:09


Aclamada pelos leitores e considerada uma das melhores histórias do Batman, “A Piada Mortal” faz jus a glória à qual é dada. Nunca fui de ler quadrinhos, nem de acompanha-los, mas conhecendo a fama do Alan Moore – criador de clássicos como Watchmen, V de Vingança, Liga Extraordinária e etc - me arrisquei! Sem falar da arte de Brian Bolland, um tanto quanto detalhistas demais, e uma coisa que ouço muito falar – e comprovei – a maneira concisa e sem rodeios dele, todos os quadrinhos são de fundamental importância. Simplesmente perfeita.

Creio que a maioria, se não todos, conhecem o ilustre e excêntrico Coringa, e isso fez com que essa edição fosse ainda mais especial, por apresentar aos leitores uma das possíveis – e extremamente controvérsia - origens do personagem.  Uma estória forte e marcante que, tenho certeza, que causou um impacto quando foi lançada em 1988. Confesso que em alguns momentos fui levado a pensar e a começar a considerar algumas ideias do Coringa, mas não levei esses pensamentos adiante. HA HA HA  




“Quando o mundo está cheio de preocupação e todas as manchetes gritam aflição, quando tudo é estupro, fome e guerra, bem... então só há uma coisa certa a fazer e eu vou te ensinar pra você saber... você deve SORRIIIIIR...” Coringa

Todos os acontecimentos da HQ giram em torno de uma teoria do Coringa em que basta um único dia ruim para levar qualquer um a passar da sanidade à loucura. Com isso vemos os seus feitos para comprovar essa teoria, afetando drasticamente o Comissário Gordon e impulsionando o Batman agir. Eu realmente fiquei de boca aberta com as ideias do Coringa (ele sempre nos deixa assim). Escapou do Arkham e planejou algo com toda maestria como sempre faz para provar para o Batman que a linha que separa o homem da loucura é muito delicada.



“Demonstrei que não há diferença entre mim e outro qualquer! Só é preciso um dia RUIM pra reduzir o mais são dos homens a um LUNÁTICO. É essa a distância que me separa do mundo. Apenas um DIA RUIM.” Coringa

Sobre a edição de luxo da Panini, é maravilhosa. Capa dura e muitos extras. O pósfácil de Brian Bolland muito bom e legal, deixou no ar a questão sobre o final de A Piada Mortal, eu fiquei tipo “conta conta conta conta [GRITANDO]” – e quem leu vai entender o porquê. Sim, tem um final ambíguo, mas, uma das melhores histórias que já li! E lembre-se, SORRIA!!

Título: Batman: A Piada Mortal
Editora: Panini
Gênero: Ação/ Super-herói
Roteiro: Alan Moore
Arte: Brian Bolland



Por Leonardo Andrade
Tem publicações novas toda terça, quinta e sábado!
Deixa seu comentário e Compartilha com os amigos?
Me segue nas redes sociais?

Acho que você vai gostar desses também!

2 comentários

  1. Anônimo09:11

    Ótima resenhaa!! Estou louco para ler, já vi o filme e achei excelente! hahaha

    ResponderExcluir
  2. cara, desculpa minha ignorancia mas eu estou tentando compreender essa frase e nao consigo. Voce poderia me explicar por favor

    ResponderExcluir