BEDA#20 - Dia do Diplomata

18:42

Hello Everyone!


Faz muito tempo que eu sonho em viajar pelo mundo e conversar com pessoas de diversas línguas e culturas diferentes. Mas quando me perguntam: "E ai, o que você quer ser?", eu fico vermelho e respondo: "Ah, o que Deus quiser já está bom". Mas o que Henrique realmente quer profissionalmente?
Há alguns três anos eu estudava francês e inglês e buscava algum curso superior que abrangesse as coisas que eu mais gostava, e eu encontrei LEA (Línguas Estrangeiras Aplicadas), que unia alguns dos meus objetivos. Juntamente com esse curso, encontrei um concurso público para o Instituto Rio Branco, que tem a intenção de formar diplomatas para o Brasil. Foi paixão, só paixão, sabe aquele sentimento de que essa é a profissão da sua vida? Como se você tivesse nascido para isso? Essa pe a minha sensação quando falo em ser diplomata.


Hoje, 20 de abril, dia comemoração do Diplomata, é o dia perfeito para explicar como funciona e parabenizar nossos Diplomatas Brasileiros.
A diplomacia é uma profissão multifuncional, podemos trabalhar em diversas áreas como, politica, comércio, nos consulados, em causas humanitárias, culturais, entre outros. Segundo Napoleão Thomaz, diplomata brasileiro há sete anos, muitos diplomatas são artistas, escritores, fotógrafos, cineastas, poetas e até mesmo pintores.
Viajar pelo mundo é uma das características na diplomacia, mas o que precisei me perguntar é se realmente quero passar menos de quatro anos em um lugar, e estar sempre em movimento. É um caminho árduo e longo, mas ainda sim, prazeroso.
Muitos dão risada, outros ficam duvidando de que um dia eu irei conseguir, e ainda tem gente que pergunta e diz " o que é isso?", "nunca ouvi falar".
Nota mental, grava isso aqui - Coisas básicas: representação, negociação, informação, pesquisa.
A todos os que duvidam e dão risada, apenas meu olhar de desprezo. E aos que não sabiam, bom, agora já sabem.
Depois de muito tempo, tenho aprendido a ficar em paz, se Deus quiser e esse for o plano dele para minha vida, e tudo isso se concretizar, será muito bom! E se não for, será muito bom também! E um dia, quem sabe, em um futuro não muito distante, estarei lembrando desse post.

Feliz Dia do Diplomata, à todos que nos representam nos diversos países à fora!

Por Henrique Oliveira
Deixe seu comentário e Compartilhe com os amigos!
Me siga nas redes sociais!
facebook  twitter ✯ bloglovin 
 instagram tumblr pinterest



Blog da Jeyse Blog da IsabellaBlog da Ju



Acho que você vai gostar desses também!

0 comentários