RESENHA: O Orfanato da Srta. Peregrine Para Crianças Peculiares

12:30

Confesso que comprei esse livro mais pela arte gráfica dele. Esse lance de fotografias reais (pelo menos é o que dizem), um tom bastante exótico e peculiaridades – não poderes - chamou minha atenção. Esperei por uma história de terror e aquele clima sombrio de orfanatos. Um tiro no pé. E claro, com tudo isso e a recente estreia de sua adaptação nos cinemas fez a hype assumir níveis elevadíssimos, e então entrei na dita “modinha”, me surpreendi!

“Eu tinha acabado de aceitar que minha vida seria apenas comum quando coisas extraordinárias começaram a acontecer comigo. A primeira delas foi um choque terrível e, assim como qualquer coisa que muda você para sempre, dividiu minha vida em duas partes. Antes e depois. ”

Peculiar! Creio ser essa a palavra que melhor define o universo SENSACIONAL criado pelo Ransom Riggs. O autor reuniu uma coletânea de fotos antigas, estranhas e nada convencionais, e a partir daí construiu uma narrativa. Fluida, sem muita enrolação e bastante compreensível. Simplesmente amei!

O livro vai contar basicamente a história do Jacob, apresentando como era antes e depois dele chegar ao orfanato. Sua rica família era muito contente com os negócios próprios e queriam que o Jacob trilhasse o mesmo caminho, coisa que nunca foi de seu agrado. Uma das únicas pessoas que o garoto tinha um melhor relacionamento na sua família era o seu avô Abe Portman, que lhe contava as histórias sobre ter vivido em um orfanato para crianças refugiadas – peculiares - e lhes mostrava as antigas fotografias.  Após um acontecimento trágico com seu avô, Jacob decide não deixar suas histórias lançadas ao esquecimento. Ele não acredita, mas tem que ter provas. E então ver um monstro, ou ao menos acha que viu!

“Agarramo-nos a nossos contos de fadas até que o preço por acreditar neles se torna alto demais...”

Convenceu seu pai, um escritor frustrado, a leva-lo a ilha onde supostamente encontraria o orfanato, sob o pretexto de “encarar seus medos”, “deixar o passado”. Mas o que acontece na ilha é exatamente ao contrário. Jacob acaba descobrindo uma fenda temporal que o levava através de um “portal” para o passado, onde lá o mesmo dia se repete infinitamente. Uma garota que flutua, uma menina que tem uma boca atrás da cabeça, outra que solta fogo pelas mãos, um garoto que tem uma colmeia vivendo em seu corpo e etc... Os segredos do orfanato vão sendo revelados e daí inicia aquele lance clichê de YA, mesmo que de uma maneira bastante peculiar (eu estou amando essa palavra, usei umas 20 vezes já aqui), não escapa da tradição. Mas eu gosto de clichês ok? Tipo, garotos que descobrem serem especiais e com superpoderes, daí aparece o vilão grandioso e PAH, vamos salvar o dia! Mas enfim.
 
As fotos são bastante instigantes e se correlacionam perfeitamente com a história. Deixa a leitura bem dinâmica, não cansa o leitor.  Não vou comentar aqui sobre o desenrolar da trama. Como toda boa e leve ficção, as surpresas são de extrema importância. Cada detalhe funciona como uma chave para chegar a determinada conclusão. Acabei de reler a resenha e descobri que não gostei tanto do livro quanto eu pensei (rs). Mas vida que segue! Sobre o filme, ainda não assisti, mas 99% das pessoas que viram não gostaram do filme como adaptação. Dizem que o Tim Burton, diretor do longa, errou feio no tom.

A história é uma trilogia, e confesso que estou um pouco desanimado para prosseguir na leitura, ainda mais que ouvi tantos comentários negativos sobre o segundo livro. No geral gostei desse universo. Algumas coisas me deram certa agonia, como um romance de uma senhora de mais de 70 anos (salve engano) em um corpo de criança, com um garoto adolescente. Peculiar, muito peculiar.

Título: O Orfanato da Srta. Peregrine Para Crianças Peculiares
Editora: Leya
Autor: Ramsom Riggs
Páginas: 335

Nota: 3/5

Acho que você vai gostar desses também!

4 comentários

  1. Assisti ao filme no sábado e gostei muito! Não li os livros, então não posso dar uma nota sobre "adaptação", mas como entretenimento puro e simples é bem legal!
    Eu também pensava que a história dos livros era de terror (porque, sinceramente, essas fotos são muito esquisitas) até ver o trailer do filme hahaha
    E eu não tinha parado para pensar por esse lado do romance de uma mocinha de 70 anos e um adolescente :O É meio creepy mesmo hahahaha!

    Um beijo! ♥
    www.daniquedisse.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu li e assisti o filme, juro que esperava muito mais do TIM BURTON devido ao fato que eu sempre amei os filmes dele. O filme é bem diferente, apesar de eu saber que o roteiro tem que acelerar os acontecimentos, mas algumas modificações ao meu ver são inaceitáveis.
      Quanto ao livro, a resenha foi boa (parabéns), basicamente ele não merece esse FRENESI todo que estão pintando por ai!

      Excluir
    2. Pois é! Acho que por isso não gostei muito, fui com expectativa altíssima devido ao sucesso estrondoso que tá rolando por ai, e sei lá, gostei e não gostei! A bipolaridade em mim é nessa pegada ai! hahaha

      Excluir
  2. Eu ainda não assisti ao filme por conta dos comentários negativos que tenho ouvido por aí. Geralmente quem não leu o livro gostou, mas quem leu não.
    No começo também achava que era um livro meio de terror e passava longe dele por causa disso. Quando vi que não era resolvi ler e gostei bastante! Mesmo com os clichês, achei um pouco diferente dos YAs de uma maneira geral e gostei bastante do protagonista. Só não gostei da parte mais do final do livro. Esperava algo diferente, sei lá. Mas mesmo assim, acho que vou continuar a leitura da trilogia!

    Beijos!

    ResponderExcluir