RESENHA: Coleção Folha Grandes Biografias no cinema - Goethe! (Vol. 13)

10:52

O filme Goethe!, lançado em 14 de Outubro de 2010 na Alemanha, foi dirigido por Philipp Stölzl. Excelente cenógrafo e figurinista começou sua carreira no respeitado teatro Munich Kammerspiele, de onde trouxe toda sua inspiração e criatividade para a cinebiografia. Entretanto, não agradou tanto aos críticos pela despreocupação com a fidelidade factual no roteiro. Fugiu-se um pouco ao tom necessário e do que realmente o jovem Goethe viveu. Mas eu? Achei o filme sensacional!


 “A tendência ao sentimento é um vírus que tem atacado todos os jovens. A razão retrocedeu, as velhas virtudes estão desvanecendo, Caspar.”

            Johann Wolfgang von Goethe, vivido pelo Alexander Fehling, era um jovem sonhador e poético, sempre à frente de seu tempo – o que dá para observar pelo seu figurino, que diverge do monocromatismo da época. No filme percebe-se características do personagem criado pelo Goethe, o Werther (que em 1774 marcou a literatura, “O sofrimento do jovem Werther”), no próprio Johann. Sonhador e cheio de devaneios, conseguiu adentrar para o corpo de advogados. Lá conheceu seu amigo Wilhelm Jerusalem, que por uma paixão fugiu ao destino que lhe era reservado – seguir os caminhos de seu pai, o comum e tradicional – e partiu para a eternidade. Esse fato marcou a vida do jovem Goethe, que já estava envolvido numa história shakespeariana que mais tarde lhe traria um dos piores momentos de sua vida.


“Se queres atingir o infinito, segue o finito em todas as direções”
           
O visual do filme tem um nível de excelência desmedido. A caracterização nos leva a viajar na época qual se passava a história, numa riqueza de detalhes incrível. Campos ensolarados, cavalos e roupas clássicas deixam o tom do filme leve e espontâneo. O amor do Johann e a Lotte, impossibilitado pela vida real, ganha vida e forma através dos escritos de Goethe. O filme me deixou numa vontade louca de conhecer as obras do Johann. O filme vem acompanhado de um livro maravilhoso, em capa dura, que discorre sobre os atores, cronologia e a vida da personalidade escolhida na edição. Simplesmente sensacional! A diagramação é excelente. Estou ansioso pelos próximos volumes.


Título do Filme: Goethe!
Ano de lançamento: 14 de outubro de 2010, Alemanha
Direção: Philipp Stölzl
Produção: Christoph Müller e Helge Sasse
Nota: 5/5

Autores do livro: Caio Liudvik, Cássio Starling Carlos e Pedro Maciel Guimarães
Páginas: 44
Editora: Coleções Folha, 2016

Nota: 5/5


Acho que você vai gostar desses também!

1 comentários

  1. Nossa eu sempre que venho aqui me deslumbro com a qualidade das fotos do layout, coisas do tipo, mas hoje o que me agradou mesmo foi tua resenha, simples, leve e muito bem escrita. Não tinha me dado conta ainda de como vc escreve bem, estou encantada! Parabéns, e sim quero ver esse filme, confio na sua capacidade critica, se vc empregou nota máxima deve realmente merecer. Rs Um beijo ❤

    ResponderExcluir