Cuidado com os livros!

19:54

Muitas pessoas me perguntam por que eu tenho tanta “mania” ou “bestagem” para ler um livro. Lavo as mãos antes, não leio comendo alguma coisa, abro o livro em 90°, não empresto, limpo de mês em mês... Mas “para, reflita e pensa” como diz a Duny, se não tiver cuidado a “situ” fica tensa. Um livro PRECISA de cuidados! Pessoas que usam a orelha como marcador? Não são pessoas, são monstros! Por isso resolvi trazer algumas dicas pessoais de como cuidar dos nossos filhos de papel!

  1. Antes de ler, lavar as mãos e enxugar bem. Isso impede que as gorduras das nossas mãos manchem e danifiquem as folhas – se elas forem brancas, mais cuidado ainda.
  2. NUNCA abra o livro em 180°. Isso causa danos a lombada, machucam e pode descolar a brochura.
  3. Não armazenar dentro de sacos plásticos ou em armários fechados. O ar precisa frequentemente circular e oxigenar as páginas. Isso impede fungos e etc.. Outra coisa é não comprimir muitos livros juntos deixando-os extremamente apertados.
  4. Limpar sempre as prateleiras ou armários onde os livros ficam. Deixar eles um pouco afastados da parede, pois a mesma pode fornecer umidade. Eu costumo passar um paninho com álcool ou algum limpa superfícies.
  5. Não expor o livro diretamente ao sol. Os processos de dilatação podem alterar a forma física, e distorcer a capa por exemplo.
  6. Se for levar o livro para ler no ônibus, metrô, trabalho e outros lugares fora de casa, armazenar sempre em uma capinha específica, não dentro de bolsas e mochilas. Isso impede que criem orelhas nas folhas e arranhem a capa. Tem uma loja online ótima que indico, a www.cheiadefusquinha.com.br, um trabalho excelente deles.
  7.  Quando quiser destacar trecho ou frase do livro, prefira usar lápis ao invés de caneta, e, melhor ainda, utilizar post-its.

*Ressaltando, esses são cuidados que eu tenho com meus livros, pois além de caros são preciosos.


Enfim pessoal, espero que tenham gostado das dicas! Achei bem interessante trazer isso aqui! 

 Por Leonardo

Acho que você vai gostar desses também!

1 comentários

  1. Melhores dicas EVEEER! Não sabia de muita coisa Ai. Fiquei surpreso com o que pode acontecer com meus babies 😢

    ResponderExcluir