O verdadeiro significado da Páscoa + entrevistas de rua

19:13

Hello Everyone!


Páscoa é uma celebração em homenagem a ressurreição de Jesus Cristo. De acordo com o calendário cristão, a Páscoa consiste no encerramento da chamada Semana Santa. As comemorações referentes à Páscoa começam na "Sexta Feira Santa", onde é celebrada a crucificação de Jesus, terminando no "Domingo de Páscoa", que celebra a sua ressurreição e o primeiro aparecimento aos seus discípulos.
Para os judeus, a Páscoa (Pessach ou Pesach) é uma antiga festa realizada para celebrar a libertação do povo hebreu do cativeiro no Egito, aproximadamente em 1280 a.C.  Hoje para muitas das crianças é uma data comercial onde um dito coelho da Páscoa vem trazer ovos de chocolate, eu encontrei um texto muito bom do Me. Claudio Fernandes que deixo aqui em baixo.


"O coelho é um animal que simboliza fertilidade graças à sua intensa prática reprodutiva. Desde civilizações bem antigas, como a egípcia, a ligação entre coelhos e fertilidade, primavera, nascimento, etc., é estabelecida. Na Europa, os povos germânicos, que habitavam a região norte – atualmente, a Alemanha –, possuíam uma narrativa mítica sobre uma deusa da fertilidade cujo nome era Ostara. O coelho era símbolo do culto a essa deusa, posto que, passado o inverno e tendo início o período da Primavera (estação que simboliza o “renascimento”, a floração, a fertilização), os coelhos eram, com frequência, os primeiros a saírem de suas tocas e começarem a reproduzir-se.
Aos coelhos, símbolos de Ostara, as tradições rituais germânicas associaram a prática de entrega de ovos de aves pintados com tintas para as crianças. Essa prática valia-se do subterfúgio da “caça do coelho”. No momento em que iam caçar os coelhos, as crianças encontravam, escondidos nos campos, os ovos adornados. A cidade de Ostereistedt, na Alemanha, leva esse nome em razão da referência a essa prática.
No período da Idade Média, o culto à Ostara e à estação da Primavera logo passou a ser associado à Ressurreição de Cristo, em face da cristianização dos povos bárbaros. No entanto, a assimilação do mito germânico pelo cristianismo não implicou a abolição total dos ritos a ele associados. A prática da entrega de ovos passou a ser relacionada, portanto, à Páscoa, e não mais à deusa Ostara.
Com a leva de migrações alemãs para o continente americano, essa prática generalizou-se. Os mais antigos registros sobre a lenda alemã do coelho que traz os ovos para as crianças datam de 1678".
Por Me. Cláudio Fernandes

Eu sai por aí perguntando ás pessoas "O que a Páscoa significa para você?", perguntei a dois grupos, crianças e adultos, e essas foram as respostas:

Mariana, 6 anos: "Amor, carinho e esperança".

Filipe, 12 anos: "A Páscoa para mim significa que hoje eu vou ganhar muito ovo de páscoa e comer muito chocolate".

Gustavo, 11 anos: "A Páscoa pra mim significa a morte de Jesus Cristo".

Luan, 12 anos: "A Páscoa significa que eu vou ficar com muita dor de barriga".

Luan Gabriel, 12 anos: "Para mim a Páscoa significa que eu posso entrar em coma de tanto doce".

Vitória, 14 anos: "Para mim significa a morte e ressurreição de Cristo. Jesus procurou sempre quando estava na terra, fazer o bem, deixando exemplo para a gente, então para mim toda a Páscoa significa a morte de uma pessoa que não tinha nenhum pecado, mas morreu por milhões dos quais não mereciam".

Arnaldo, 18 anos: "Significa que eu não vou pra faculdade e vou ter um feriado pra descansar".

Monica, 38 anos: "Para mim significa dor, na bíblia fala, tempos amargos que Jesus passou ali".

"Páscoa para mim significa apenas um período comercial, porque dizem que essa semana é santa, mas para a gente que é evangélico, todo dia é santo, não é só na semana da Páscoa".

"Tem vários significados, vários sentidos, a morte de Jesus... muitas coisas".

"Pra mim a Páscoa é mais uma oportunidade de manter a família reunida, porque é nesse momento que todo mundo se reúne para confraternizar, é mais um momento".


Acho que tudo hoje em dia vem perdendo os verdadeiros significados, ta na hora de todo mundo passar a se ligar e ver o que realmente está comemorando. Eu não vejo problema no coelho, em dar ovos de chocolate, sendo com carinho, vai estar tudo bem! Mas acredito que temos que ver tudo o que está por trás e analisar direitinho.

X.o.
Henrique Oliveira

Vamos nos amar virtualmente!
facebook  twitter ✯ bloglovin  instagram tumblr pinterest
Deixe seu comentário e Compartilhe com os amigos!

Acho que você vai gostar desses também!

1 comentários

  1. Muito bom, tem suas ligações a passagem do anjo da morte no Egito e a morte do carneirinho que simbolizava Cristo e claro, usando o sangue para por nos portais e ombrais das portas das casas para que o anjo nao entrasse e matasse o primogênito, daí a "pascoa" ou seja, passagem.
    Gostei dos pontos de vistas, eles sempre são os melhores em sobre os assuntos, você vê o pluralismo que uma ideia traz.

    André Luiz Sampaio
    https://diariodeummaniaco.wordpress.com

    ResponderExcluir