Não é uma tarefa fácil resenhar o livro de hoje, “Clube da Luta” do Chuck Palahniuk. Primeiro, como o próprio autor descreve, a narrativa não segue uma linha sequencial de fatos. São saltos de acontecimentos de capitulo a capitulo, mas nada que atrapalhe a fluidez na leitura e, ao invés disso, a torna ainda mais prazerosa e rápida. Segundo, eu particularmente não vejo essa obra como um simples e qualquer entretenimento. Há uma mensagem profunda nas entrelinhas sobre o psicológico humano e sobre política. Eu sei disso porque Tyler sabe disso.
“Naquela época a minha vida parecia completa demais, e talvez tenhamos que quebrar tudo para construir algo melhor em nós mesmos. ”
A trama se desenvolve sob o ponto de vista do personagem principal, que ao longo de quase toda estória não nos é apresentado seu nome. A vida dele era praticamente “perfeita” de acordo com os padrões da sociedade – casa própria, mobiliada com produtos de marcas, emprego fixo e uma boa renda. Mas os problemas de insônia começaram a se agravar, e por uma “sugestão” de seu médico ele começou a frequentar terapias de grupos. Tuberculose, melanoma, leucemia, homens sem testículos. Sim, eram esses os grupos – mesmo ele não tendo nenhum desses problemas.
“Chorar é o que sobra na escuridão asfixiante de dentro de outra pessoa, quando você vê que tudo o que já conseguiu na vida terminará no lixo. ”
Surge a Marla Singer, que assim como ele, começou a frequentar os mesmos grupos sem ter nenhum dos problemas. Logo a insônia começou a se agravar, pois na presença da Marla ele não conseguia se libertar, relaxar. (Estranho né?) Mas tudo muda quando ele conhece o Tyler Durden. Um cara excêntrico, “diferentão”. É a partir daí que surge o Clube da Luta, com a ideia de que só quando se está no fundo do poço é possível ver o real sentido da vida, e assim, extravasando nas lutas.
“Tem um monte de coisas que não queremos saber sobre as pessoas que amamos. ”
Bem, se eu fosse falar detalhes do enredo passaria dias e não terminaria! O final me deixou umas duas horas pensativo, nesse momento eu era a palpitação do coração acelerado do Joe - reviravolta louca - eu realmente me surpreendi com o final nada previsível. Anarquismo, como seria o mundo com ele institucionalizado? Ele me fez pensar isso. Restaurantes? Não sei se consigo ir sem desconfiar do que tem na comida! Olha, até o momento, foi a minha melhor leitura do ano. Sobre o filme, adaptação SENSACIONAL com pouquíssimas alterações, como o final por exemplo, que ficou meio subentendido. Essa edição é simplesmente MARAVILHOSA. Capa dura, cores fortes, folhas amarelas, diagramação excelente, pouquíssimos erros de gramática e veio com um chaveiro incrível. (Edição de Luxo)
“Às vezes você faz algo e se ferra. E às vezes as coisas que não faz é que ferram você. ”
Título: Clube da Luta
Autor: Chuck Palahniuk
Editora: Leya
Pág.: 270
Por Leonardo Andrade
Tem publicações novas toda terça, quinta e sábado!
Deixa seu comentário e Compartilha com os amigos?
Me segue nas redes sociais?
✯Facebook✯Instagram✯
Blogs participantes: ✯ Blog Since85 ✯ Em Outubro ✯ Pequenos Retalhos ✯ Isabella Cas ✯ Mulher Pequena ✯ Conversa Íntima ✯ Viagens de Apartamento ✯ Divergências Vitais ✯ Carioca do Interior ✯ Nada Sensata ✯ Descoisando ✯ Fleur de Lune ✯ LeuxClair ✯ Líley Carla ✯